sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ansiedade! Quando procurar ajuda?!


                                                                                Por Cris Ramos

No visor de seu celular: “5 chamadas perdidas”. Triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim. Triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim. Você corre. É ele. Uma descarga de adrenalina provoca aumentos significativos nos seus batimentos cardíacos, o famoso: coração disparado. Você atende, as mãos suam frio, consequência da adrenalina. Ele te convida para jantar. Você aceita e desliga. Anda de um lado para o outro, estala os dedos, “come” as unhas, pensa no que fará no cabelo, na maquiagem ideal, o medo! O medo do primeiro encontro ativa regiões específicas do cérebro e dá origem à ansiedade. Você percebe que roeu as unhas, é o fim do seu mundo. Desespera-se e ataca a geladeira, come, come, come. A culpa ganha espaço. Além das unhas roídas estará gorda. Ansiedade! Fuga: geladeira. Parabéns, seu circulo vicioso está formado.
Neste momento você deve estar pensando: “Puxa, toda vez que tenho um encontro e fico ansiosa preciso procurar um médico?” A resposta é: NÃO!
Este exemplo é típico de um caso de ansiedade normal. Você deve procurar o médico quando a ansiedade se tornar patológica.
 Certo, mas como diferenciar os tipos de ansiedade?
Cabe ressaltar que ansiedade está relacionada ao medo. São emoções muito semelhantes. Porém, o medo é fruto de ameaça bem definida e ansiedade é o medo de algo indefinido, incerto, que pode até nem acontecer. Preocupação sobre o que o Paulão irá achar da sua roupa, do seu cabelo, das suas unhas, sendo que ele pode não achar nada.
Quando a ansiedade é patológica, seus medos seriam, por exemplo: ele vai furar porque será atropelado no meio do caminho ou um avião irá cair sobre a cabeça do Paulão... Ou seja, são preocupações muito intensas e mais relacionadas aos possíveis acontecimentos ruins (ressalto que isso é problema quando a pessoa realmente acredita que um avião possa cair sobre a cabeça do Paulão e deixa que isso afete o encontro de forma geral). Neste caso, deve-se procurar orientação médica!
De forma geral, a ansiedade normal não traz problemas às mulheres, porém a ansiedade patológica afeta nossas atividades como um todo. Ficar ansiosa e estourar o cartão de crédito podem ser um indício que algo precisa ser investigado.
E o que acontece com seu organismo quando está ansiosa?
A ansiedade é um fenômeno que envolve diversas regiões cerebrais o que a torna extremamente complexa. A possível estrutura cerebral de maior importância na ansiedade é a amígdala (estrutura cerebral!). E advinhem qual neurotransmissor está envolvido na ansiedade patológica? Acertou quem falou serotonina! Não é o único e nem o mais importante, mas tem um papel significante!
Procure sempre um médico na presença de sintomas emocionais que lhe incomodam muito e que estejam atrapalhando sua vida de alguma forma. O profissional indicado é o médico psiquiatra. E olha, essa história de que psiquiatra é médico de gente louca é passado, viu! Como dizia nossas avós, de médicos e loucos todos temos um pouco!
Beijos, espero que tenham gostado!
Dúvidas, podem entrar em contato.

*NOTA: o fenômeno ilustrado corresponde apenas à chamada ansiedade fisiológica.

4 comentários:

  1. Amiga eu amei o post!!!
    Eu achava que eu era a super maluca da ansiedade, agora eu acho que não sou tanto assim!
    hahahahahahahha
    Mil beijos! =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post!!! Muito importante esclarecer o linear de ansiedade e obsessão! Cris arrasou!!! Saudades desse blog!!!!! Nos deixou órfãs por muitooo tempo!

    ResponderExcluir
  3. Sugestão pro Blog, pq não colocar o "Fedd" não sei se é assim que escreve,mas é um dispositivo que a pessoa cadastra email pra receber as novidades do blog???Acho interessante pq nos deixa antenadas.Isso não quer dizer que nao visitaremos mais.Pelo ocntrario

    ResponderExcluir
  4. EU já fui ao médico sou ansiosa demais, e realmente afeta a saúde!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e obrigada pela visita! =D