quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pupille Saúde: TPM


Tudo Pira Mensalmente
Ao menos uma vez por mês, você ouve: “Ishi, você está de TPM?”
PARABÉNS!  Você faz parte do grupo de aproximadamente 18 milhões de brasileiras que sofrem com a síndrome pré-menstrual! E não se assuste. A TPM afeta 80% das mulheres mundiais.
Mas, o que é isso? Porque temos? Tem cura? Calma, lá. Vamos por partes!
O que é?
Tensão ou Síndrome pré-menstrual é uma condição experimentada pelas mulheres no período que antecede a menstruação. Alguns sintomas são muitos comuns: irritabilidade, depressão, melancolia, dores pelo corpo ou cabeça, letargia, desânimo e outros. É importante ressaltar que os sintomas variam de acordo com o indivíduo em questão.
Porque temos? Hormônios como vilões.
Por muitos anos, sempre ouvi que a TPM era resultante de um desequilíbrio nos níveis dos hormônios femininos, o estrógeno e a progesterona. Porém, como em ciência nem tudo são flores, hoje se acredita no papel da serotonina na TPM.
Serotonina??? Que língua é essa?
Serotonina é um neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central que age em regiões específicas do cérebro promovendo sensações de bem-estar. Sua produção ocorre a partir do aminoácido triptofano adquirido na nossa dieta. Diversos estudos tem demonstrado que mulheres que sofrem de TPM apresentam redução significativa nos níveis de serotonina nos dias que antecedem a menstruação, sugerindo um papel significativo do neurotransmissor nestes quadros.
Tem cura? Hormônios como mocinhos.
Sim. Existem vários níveis de TPM. Se em algum momento, você acreditar que a TPM está atrapalhando sua vida no dia-a-dia, procure um médico. Ele lhe receitará medicamentos que controlam os níveis de serotonina no organismo e reduzem ou inibem completamente os quadros de TPM.
E a vontade louca por doces e chocolate?
Uma das fontes de triptofano é o CHOCOLATE. Isso mesmo! Especula-se que por este motivo comer chocolate nos deixe tão felizes! Mas, porque esse desejo aumentado na TPM? Especula-se que uma série de alterações hormonais associadas à queda de serotonina possa ativar mecanismos que levam a redução da glicose no nosso sangue. Resultado: organismo nos sinaliza pedindo açúcar e avançamos loucamente nos chocolates!
*procure sempre seu médico de confiança na presença de qualquer um dos sintomas, pois a linha que separa a TPM e a depressão é muito tênue.
Incrível este texto, não é mesmo!?
Ele foi escrito por minha amiga Cristiane ISM Ramos. Ela é formada em Ciências Biológicas com mestrado em Farmacologia pela FMRP/USP e doutoranda em Farmacologia pelo ICB/USP.
Esperamos que vocês tenham gostado!  
Pupille

8 comentários:

  1. Por isso depois que me entupo de chocolate, fico bem! =D Sabendo disso, vou comer ainda mais! kkkkkk

    Beijos

    Jaque
    @Jaque_Marq
    futilidadedemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!! rs
    super útil, a carapuça aqui serviu certinho!rs
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Ahh vou me entupir de chocolate hahahaha
    Ótimo post!
    Beijo


    @Nara_Borges / @segredosfashion
    www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir
  4. me manda seu tel por e-mail de novo!!!
    quero falar com vc!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. Vou tentar ter mais paciência com a minha esposa, além de um estoque de Alpino para situações de emergência.

    ResponderExcluir
  6. Poxa,quem deixou vc publicar minha foto no inicio da Materia??Isso não é justo comigo!!Uso da imagem sem autorização!!!
    TodosProblemasMisturados!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e obrigada pela visita! =D