quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que sentimos cólica menstrual?

Parabéns, o período pré-menstrual foi superado com sucesso!
Agora nos resta atravessar o período menstrual, a irritação, a sensação de estarmos intensamente sujas e as famosas cólicas menstruais!
“aaaaaai, está doendo! Aaaaai, não quero me levantar! Aaaaaaaai como dói! Aaaaai me dá um remédio!!!” – relato de uma paciente com dismenorreia.
O que? Dismenorreia? E vem a Cris com estes termos estranhos...
Dismenorreia é o termo médico designado para denominar a conhecida cólica menstrual. De forma geral, existem dois tipos de dismenorreia; a primária e a secundária. De interesse, vejamos mais sobre a primária que é aquela que ocorre sem lesão nos órgãos reprodutivos, muito comum em 50% das mulheres no período menstrual e nossa grande vilã.
Curiosas para saber o que acontece com nosso organismo quando estamos chorando de cólicas?
Mensalmente, nosso organismo nos prepara para gerar uma nova vida. Todo mês um óvulo é liberado. Todo mês há um controle rigoroso dos níveis hormonais favorecendo o crescimento do endométrio que teria a função de nutrir o embrião e todo mês, quando não engravidamos o endométrio precisa ser “destruído”. A substância responsável pela eliminação do endométrio se chama prostaglandina. Prostaglandina é um mediador que sinaliza a contração uterina. Com as contrações, o endométrio descama e é liberado na forma de sangramento (menstruação). Algumas mulheres (+ de 50%) possuem os níveis de prostaglandinas mais elevados e as mesmas agem também induzindo dores abdominais, muitas vezes, intensas.
O diagnostico correto da dismenorreia é muito importante. Como disse anteriormente, existe a dismenorreia secundária que pode indicar a presença de várias doenças que podem ser curadas se descobertas com antecedência.
Algumas atitudes podem ajudar as mulheres que sofrem muito com as cólicas:
·             Praticar exercícios físicos aeróbicos durante o período menstrual favorece a produção de endorfinas que irão agir como analgésicos endógenos e ajudarão na redução da dor induzida pelas prostaglandinas.
·             Aplicação de calor local e dieta rica em fibras também ajudam a reduzir as cólicas menstruais.
·             Em alguns casos, o uso de antiinflamatórios não esteroidais também pode ser útil, porém não faça uso de medicamentos indiscriminadamente.
Finalmente, beba muita água e procure sempre seu médico na presença destes sintomas com freqüência ou que lhes esteja causando desconforto intenso.
Este foi mais um post INCRÍVEL escrito por minha amiga Cris!
E aí?! Vocês entenderam o porquê que sentem tanta cólica? Contem pra gente!
Pupille

8 comentários:

  1. Super post ... adoreiiii
    eu sofro muito com cólicas, mas aquelas terríveis que da vontade de bater a cabeça na parede, sair gritando e se descabelando horrivel ... no meu caso meu médico me indicou tomar o anti-inflamatório. Mas sei que tem muitas mulheres que nunca foram ao médico por esse motivo, muito bom essa matéria, arrasou amiga.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris! Nota 10 o artigo! Adorei, vou visitar sempre o site! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Oooi Paula, você vai amar o blog Pupille! Aprendi muitas coisas sobre maquiagem e tem sempre dicas muito bacanas para nós, mulheres. A Vanessa faz tudo com muito carinho! Qdo tiver tempo dá uma olhada nas matérias anteriores, eu particularmente AMO os tutoriais de make! rsrsrs! Um beijo

    Vaaaaan, ameeeei! Ficou muito lindo!!! Beijooos!

    Qq dúvida entrem em contato!

    Cris Ramos

    ResponderExcluir
  4. O Blog ta tudo de bom, não tem um só dia que eu não olhe ele, amo os post amor, e os tutorais em video, de mais .. *-* parabéns pelo trabalho !!

    ResponderExcluir
  5. Nossa sofri muito de cólica menstrual antes de tomar remédio, mas tinha cisto nos ovários que segundo medicos agrava. Mas depois dos remedios melhorou muito! Tenso e a TPM-Todos Problemas Misturados, todo mês.

    ResponderExcluir
  6. Este post me ajudou muito, porque eu sofro demais de cólica! Já tive desmaio de tanta dor!
    A Cris arrasa nessas matérias!
    Bjos, amiga lindimais!!! =D

    ResponderExcluir
  7. Esse post vai me salvar daqui pra frente,eu sofro com as cólicas menstruais todos os meses!chego ao ponto de ate chorar de tanta dor...tomo remédios e nada adianta!depois que comecei a praticar exercícios físicos minhas cólicas vem diminuindo ha cada mes.:)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a explicação, agora compreendo por que eu sofro tanto, todos os meses...
    Parabéns pelo post.
    :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e obrigada pela visita! =D